Nova Friburgo ganha, na Suíça, placa de bronze em homenagem aos emigrantes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos (a)

Enquanto na segunda feira, dia 16 de maio, Nova Friburgo comemorava seu aniversário de 204 anos de existência, a cidade de Fribourg, na Suíça, ganhava uma placa de bronze para lembrar dos emigrantes que fundaram, em 1820, uma colônia nas montanhas do Rio de Janeiro.

A placa comemorativa, na Praça Nova Friburgo, na capital do cantão de Fribourg foi inaugurada por  Raphaël Fessler, presidente da Associação Friburgo-Nova Friburgo; Thierry Steiert, prefeito de Fribourg; e Cláudia Fonseca Buzzi, embaixadora do Brasil na Suíça.

Segundo reportagem de Alexander Thoele para o site Swissinfo.ch, a placa contém os dizeres: “Em memória das/dos friburguenses que, em busca de uma vida melhor, foram para o Brasil”.

Ao lado da placa, um código QR permite o acesso por celular a um site da cidade de Friburgo contando a história da colonização.

A iniciativa da homenagem foi aprovada pelo parlamento municipal (Conseil Général, em francês) de construir um monumento para lembrar o bicentenário da fundação de Nova Friburgo.

O atraso se deve à pandemia de coronavírus.

Foto: Prefeitura de Friburgo/Valentine Brodard/Swissinfo.ch

+ notícias