Governo do Estado do Rio afirma que acompanha prejuízos causados pelas chuvas

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos (a)

Em nota, o Governo do Estado afirmou que acompanha os prejuízos e danos causados pelas chuvas em diversas regiões do Rio de Janeiro, desde quinta-feira (06).

Os municípios mais atingidos estão recebendo equipes e maquinários para minimizar os danos.

A mobilização acompanha o aumento de nível dos rios, que gerou alagamentos no Norte e Noroeste do estado, principalmente nos municípios de Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Bom Jesus de Itabapoana, Itaocara, Italva, Laje do Muriaé, Cambuci e Santo Antônio de Pádua.

Agentes estaduais estão visitando as cidades para analisar a situação e a necessidade de apoio às prefeituras.

O Corpo de Bombeiros atua no transporte de pessoas afetadas pela chuva em diversos municípios.

Na Região Serrana, a Defesa Civil está monitorando a possibilidade de deslizamento de terra.

As equipes do Departamento de Estradas de Rodagem e da Secretaria das Cidades trabalham na desobstrução das vias e contenções emergenciais de encostas.

Trechos da RJ-146, RJ-172 e RJ-134 recebem os serviços.

O governador Cláudio Castro e o secretário Estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Leandro Monteiro, participaram de uma série de videoconferências com os prefeitos das localidades mais atingidas nas regiões Serrana, Norte e Noroeste.

Em 24 horas, o Corpo de Bombeiros foi acionado para mais de 90 ocorrências relacionadas às chuvas no estado, a maioria para cortes de árvores e salvamentos, como de pessoas ilhadas.

Até o momento, não há registro de vítimas fatais.

Nas últimas horas, foram registrados transbordos dos rios Muriaé, Carangola, Itabapoana e Pomba, causando alagamentos pontuais em Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Italva e Laje do Muriaé, Cambuci e Santo Antônio de Pádua.

Botes do Corpo de Bombeiros foram disponibilizados para transporte de pessoas afetadas pela chuva em Porciúncula.

Segundo a Defesa Civil Estadual nas regiões Serrana, Metropolitana, Baixada Fluminense, Litorânea, Norte e Noroeste há previsão de chuvas entre 150 mm e 200 mm nas próximas 48 horas.

O Cemaden-RJ enviou alerta de risco muito alto de deslizamento para Petrópolis.

Também há aviso de risco alto para Teresópolis, que alcançou aproximadamente 150 mm de chuvas em 48 horas.

O risco geológico também é considerado alto em Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Silva Jardim e Rio Bonito, Angra dos Reis e Cachoeiras de Macacu.

Em Nova Friburgo e demais localidades, o risco é moderado.

Foto: RJ148/Rede Social

+ notícias