Dengue: número de mortes no Estado do Rio de Janeiro chega a 48; Nova Friburgo já possui mais de 700 casos prováveis em 2024

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos (a)

Os dados do painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde mostram que a dengue está fazendo muitas vítimas no Rio de Janeiro. Os casos prováveis subiram para 145 mil e as internações, para 3,9 mil. Além disso, outras 62 mortes estão em investigação. Em relação à imunização, foram aplicadas 88 mil doses da vacina, o que representa 24,9% do público-alvo. Os sintomas da dengue são febre alta, exaustão, manchas vermelhas, dores no corpo, nas articulações e atrás dos olhos. Ao sentir algum destes sinais, as pessoas devem procurar o serviço médico imediatamente.

Dengue no RJ

O Estado do Rio decretou epidemia de dengue em 21 de fevereiro. O número de casos registrados, à época, era 20 vezes acima do esperado pela Secretaria Estadual de Saúde. A recomendação para prevenir o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é evitar água parada em recipientes, como vasos de planta, piscinas, garrafas, pneus velhos, entre outros, além de limpar frequentemente objetos que possam acumular água.

Situação em Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, segundo Painel de Monitoramento do Governo Federal, os casos prováveis já chegam a 707 e um óbito segue em investigação. A prefeitura, por meio da pasta de Educação, tenta conscientizar os estudantes da rede municipal de ensino sobre o combate ao Aedes aegypti, vetor da dengue. No decorrer deste mês, importantes ações estão sendo realizadas nas unidades escolares do município.

Em ação do Comitê de Mobilização da Dengue no último sábado, 16, no Alto de Olaria, foi feito um trabalho na Rua Xingu, na Travessa Almeida e em parte das ruas Souza Miranda e Amapá. As equipes da Vigilância em Saúde visitaram 242 imóveis, encontraram 136 fechados e tiveram seis recusas. A ação foi voltada para a conscientização da população, a fim de combater os focos e possíveis criadouros do Aedes aegypti.

+ notícias