ALERJ inscreve para nova edição do Parlamento Juvenil

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos (a)

As inscrições para s 13ª edição do evento, que visa a incentivar alunos de escolas estaduais a experimentar a atividade política e conhecer o processo legislativo, podem ser feitas até domingo, 17, no site do projeto.

Na edição passada, o programa recebeu 200 inscrições de 42 municípios fluminenses, totalizando 70% de estudantes do ensino médio e 30% de ex-parlamentares juvenis.

Para se inscrever e concorrer à eleição como candidato em cada município do estado, é necessário ser aluno do 1º ou 2º ano do ensino médio da rede pública estadual e ter idade entre 15 e 18 anos completos entre janeiro e dezembro de 2022.

Os inscritos concorrem em dois turnos.

O primeiro entre candidatos da mesma escola, e o segundo, de forma online pelos eleitos em cada instituição de ensino do município.

Cada cidade pode ser representada por um parlamentar juvenil, exceto a capital, dividida em três zonas elege três representantes.

Após a eleição, os parlamentares juvenis passam por um processo de capacitação nos formatos virtual e presencial, para que cada um deles possa elaborar o próprio projeto de lei.

Cada um é defendido pelos autores e passa por uma comissão interna para que possa ir a plenário.

O Parlamento Juvenil define então os três melhores projetos, que são encaminhados ao governador do Rio e aos 70 deputados estaduais, que pode acolher a proposta.

Se aprovada, passa a integrar a legislação fluminense.

Foto: Divulgação

+ notícias