Pequenas empresas lideram criação de empregos no RJ

As micro e pequenas empresas estão liderando a criação de empregos formais no estado do Rio de Janeiro. No primeiro bimestre de 2024, os negócios menores do Estado do Rio de Janeiro geraram 8,6 mil postos de trabalho. Esse resultado é 177% superior ao apresentado no mesmo período do ano passado, onde as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 3,1 mil novas oportunidades.

Destaques

Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram: serviços (10,3 mil vagas), seguido por construção civil (3,1 mil) e indústria (1,4 mil). Já as médias e grandes empresas criaram um pouco mais de 3 mil novos empregos em 2024. É o que aponta levantamento do Sebrae Rio, com base nos dados do Caged. Ao longo de 2023, o resultado se repetiu indicando que as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 63% das vagas de empregos formais no Estado do Rio.

Ao todo, foram gerados mais de 159 mil empregos. Esse desempenho posiciona o Rio como terceiro estado brasileiro com o maior saldo de empregos criados pelas MPE, ou seja, 9% das oportunidades criadas no país foram no Rio, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. As micro e pequenas empresas do setor de serviços criaram 56% das vagas.

Cidades com mais vagas por setor no RJ

O maior percentual entre os setores, seguidos pelo comércio com 18% das vagas, construção civil (17%), indústria (8%) e agropecuária (0,4%). Na comparação com os municípios, as micro e pequenas empresas da capital foram responsáveis por 48% das vagas criadas no estado do Rio de Janeiro. Na sequência, vem Duque de Caxias (5%), Niterói (4%), Itaboraí (3%) e Macaé (3%).

Grupo WhatsApp

A Nossa emissora

Facebook