Papa Francisco parabenizou Nova Friburgo pelos 200 anos

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que ainda não deu detalhes oficiais sobre a causa da morte.

De fato, o pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia, após ter ficado internado por 38 dias. O Presidente Lula decretou luto oficial de sete dias no país.

As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começam já nas próximas horas desta segunda-feira, segundo o Vaticano. Na manhã de quarta-feira (23), o corpo do Papa será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, para que fiéis possam prestar a última homenagem ao papa.

Em 2013, o papa Francisco veio ao Rio de Janeiro para sua 1ª viagem apostólica e participou da Jornada Mundial da Juventude. O ápice daquela visita ao Brasil foi um domingo, 28 de julho, quando 3,7 milhões de pessoas assistiram à sua homilia na Praia de Copacabana.

No dia 29 de maio de 2018, o Papa Francisco citou Nova Friburgo durante missa dominical no Vaticano, em Roma. Na ocasião, O líder da igreja católica rezou o Angelus com milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro e, logo em seguida, saudou os grupos brasileiros presentes no local.

Naquele mês, o pontífice enviou uma carta de felicitações pelos 200 anos de Nova Friburgo. A mensagem foi lida pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso durante uma Missa Campal na Praça do Suspiro e entregue ao então prefeito Renato Bravo.

A carta na íntegra:

“Sua santidade o Papa Francisco informado das comemorações do segundo centenário de Fundação da cidade de Nova Friburgo, envia uma calorosa saudação, a esta querida parcela da população fluminense, animando a cada cidadão para que na fidelidade da história deste município, criado por Dom João VI, no dia 16 de maio de 1818 e enriquecido pela contribuição de povos vindos de várias partes do mundo continue a ser sinal e instrumento de fraternidade e harmonia social para todo o Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil, como legado mais precioso à deixar às gerações futuras. Por isso, neste dia de ação de graças, o Santo padre pede ao Pai celestial que sempre assista, preserve do mal e sustente nos seus generosos esforços o povo de Nova Friburgo, colmando com os auxílios da sua divina Providência os seus sonhos e realizações para que sejam sempre iluminados pela esperança e alegria que Jesus Cristo trouxe ao mundo. E, para confirmar estes votos de bem-estar e prosperidade que confia ao Céu, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, o Papa Francisco concede a todos numa propiciadora Bênção apostólica”.

Substituto do Papa

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder.

Sete cardeais brasileiros estão na lista do Varicano para participar do Conclave, que é a eleição que definirá o novo pontífice. Com a morte de Francisco, o processo deve começar em até 20 dias.

Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. Entre os oito cardeais brasileiros, sete atendem a esse critério, dentre eles Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. No total, segundo o Vaticano, 138 cardeais estão aptos a participar da votação.

Grupo WhatsApp

A Nossa emissora

Facebook