A Fiocruz, em parceria com o Ministério das Cidades, está desenvolvendo o Projeto Desenvolvimento Urbano Integrado para Redução de Riscos de Desastres em Cidades, que visa elaborar um manual com metodologias para intervenções urbanas integradas e inovadoras para municípios brasileiros.
O objetivo é fortalecer as estratégias nacionais de planejamento para resiliência urbana e garantir maior segurança e qualidade de vida.
O projeto prevê validação das metodologias em diferentes contextos municipais.
Foram identificados 50 municípios elegíveis a participar do processo seletivo para contribuir diretamente no desenvolvimento deste manual.
No estado do Rio, dez cidades foram selecionadas, entre elas, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
A seleção de municípios foi feita a partir de dados da União, do Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças do Clima (AdaptaBrasil – MCTI) e das áreas de atuação estratégicas da Fiocruz no país.
Com o lançamento do edital, os municípios interessados poderão submeter as propostas.
A partir das inscrições, que devem ser realizadas até este 20 de maio, são selecionados até 12 municípios, levando-se em conta elementos considerados fundamentais como disponibilidade de infraestrutura e capacidade técnica e operacional, avaliação de iniciativas já existentes, diagnóstico das áreas de risco hidrológico, entre outras.
Após a seleção, estes municípios participam de capacitações e debates técnicos ao longo de 2025.
A fase seguinte, prevista para 2026, consiste na aplicação da metodologia em seis territórios pilotos, com suporte técnico especializado específico para contextos e desafios locais, através de assessoria técnica, que apoie a elaboração e implementação de estratégias de redução de risco de desastres, ampliando a resiliência dos municípios participantes.
Foto: Divulgação