Nova Friburgo entra em projeto de urgência do governo federal para obras de desastres naturais

A cidade de Nova Friburgo e outras da região serrana entram em projeto de urgência do governo federal para obras contra desastres naturais. Segundo as informações do Ministério da casa Civil, quase 9 milhões de brasileiros vivem em área de risco para enchentes ou deslizamentos de terra. Por isso, o governo brasileiro prepara um plano de prevenção para os municípios mais afetados. A expectativa é que esse projeto saia na primeira semana de fevereiro.

Investimento a abrangência

O investimento total é de R$ 4,8 bilhões em projetos de estabilização de encostas e drenagem em áreas de risco por todo o Brasil. O estudo foi coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, junto da Casa Civil. O levantamento mostrou que o Brasil tem, atualmente, 1942 cidades com parte da população em área de risco. O índice equivale a um terço dos municípios de todo o país. Vale lembrar ainda que esse número aumentou em 12 anos. Em 2012, eram 821 cidades nessa condição de risco.

Sul, sudeste e nordeste na urgência

A pesquisa do governo federal aponta que as 10 cidades com mais áreas de risco de desastres são: Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Blumenau, São Paulo, Maceió, Fortaleza, Belo Horizonte, Jaboatão dos Guararapes e Salvador. Esses locais são os que tem maior urgência de investimento na prevenção de tragédias naturais, segundo o Ministério das Cidades. Lembrando ainda que a ordem de prioridade levou em conta não apenas o número de pessoas em áreas de deslizamento e enchentes, mas o número de mortes em consequência desses desastres.

Tragédias na Serra do RJ

Nova Friburgo foi a cidade que mais teve mortes, com 451 registros oficiais, na tragédia de 2011. Petrópolis contabilizou 308 óbitos nas tragédias de 2011 e 2022. Além disso, Teresópolis, que também está no plano, teve 394 mortos em 2011. Juntas, as maiores cidades da região serrana do Rio somaram 918 mortes oficiais na época.

Grupo WhatsApp

A Nossa emissora

Facebook