O carnaval friburguense começou oficialmente no último sábado (15), quando foi realizado o concurso de fantasias e eleita a corte do carnaval, que, pela primeira vez na história da cidade, vai ter uma representante trans como uma das rainhas.
O evento, realizado pela Liga das Escolas de Samba de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria de Turismo e o estado, aconteceu no Ginásio Helena Deccache, no Friburguense.
A noite começou com a 54ª edição do Concurso Municipal de Fantasias, que contou com duas categorias. Na Originalidade, destacaram-se a criatividade, a performance e, principalmente, o reaproveitamento de materiais.
No masculino, o primeiro lugar foi para Alexandre Corguinha, que levou foi o terceiro título consecutivo. No feminino, o título foi para Rafinha Sambalover.
Na categoria Luxo, Marquinhos Salgado, conquistou o primeiro lugar no masculino, e Ana Paula Magalhães foi a vitoriosa no feminino.
Logo após teve início a disputa pela corte do carnaval, composta pelo Rei Momo, Rainha, Primeira Princesa e a grande novidade deste ano: a Rainha Trans/Travesti.
Alessandra Bernardo foi escolhida Rainha do Carnaval, entre sete candidatas, dividindo o reinado com a primeira rainha trans da história da cidade, Lívia da Silva, e com a Primeira Princesa, Érika Lima.
Já o trono do Rei Momo será ocupado por Eduardo Morais, sambista que já conquistou o título em carnavais anteriores.