O Governo do Estado do Rio lançou o programa Limpa Rio Margens, um desdobramento do programa Limpa Rio, que retirou 4,5 milhões de metros cúbicos de resíduos em mais de 630 trechos de canais, rios e córregos em 85 municípios fluminense.
O novo projeto, que atenderá a mais de 50 cidades, prevê a reestruturação e construção de espaços públicos, localizados nas margens dos rios. Nova Friburgo deve beneficiada com a ação, que irá favorecer o escoamento do leito do Rio Bengalas no trecho que corta Conselheiro Paulino.
Investimento
Com investimento aproximado de R$ 88 milhões, o Limpa Rio Margens pretende transformar áreas degradadas em locais de convivência social coletiva, com a implantação de pistas de skate, praças, parques infantis, campos ou academias ao ar livre. A modelagem vai variar de acordo com cada região a ser implantada.
O que pode mudar?
As ações envolvem ainda a preparação para eventos extremos, diante das mudanças climáticas, bem como para melhorar a qualidade de vida dos fluminenses diante das ocupações irregulares nas faixas marginais de proteção dos rios.