Ministério da Educação crava mudanças no Sisu, que terá apenas uma edição em 2024

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá mudanças para 2024, segundo o Ministério da Educação. O ingresso de estudantes no ensino superior público por meio do Enem dava aos estudantes duas oportunidades ao ano para inscrição de vagas em milhares de faculdades pelo país, mas isso muda a partir do ano que vem.

O Sisu terá apenas uma edição ao ano, começando em 2024. A decisão do Ministério da Educação, que será divulgada em Diário Oficial ainda, está ligada à desistência de vagas remanescentes, que nada mais são àquelas que não são ocupadas por alunos.

Para solucionar a situação, de acordo com fontes ligadas ao Ministério, a ideia será organizar um processo mais simples no meio do ano, apenas para quem desejar mudar de curso. Mas a abertura de novas vagas não será pautada.

Nas redes sociais, a decisão já está dividindo opiniões entre os estudantes. Alguns defendem que a medida vai trazer economia para as faculdades e que as vagas não serão abertas em vão. Outros defendem que a medida irá prejudicar os estudantes que não conseguiram a nota de corte para ingressar no curso desejado na primeira edição.

Grupo WhatsApp

A Nossa emissora

Facebook