A licitação do Transporte Público de Nova Friburgo aconteceu na manhã da última terça-feria, 19. Sem nenhuma empresa interessada para explorar o serviço na cidade, o Repórter Friburguense procurou a Nova Faol, atual concessionária de transporte, para entender o motivo do não comparecimento.
Por que não participou?
Em contato com a Friburgo FM, o gerente operacional da concessionária Nova Faol explicou que certidões impediram que a empresa participasse da licitação.
– Na manhã desta terça, aconteceu o certame do transporte de Nova Friburgo. Infelizmente, a Friburgo Auto Ônibus não conseguiu, em tempo hábil, estar habilitada para apresentar propostas. Trabalhamos em cima de todas as documentações, da retirada de certidões. Mas, infelizmente, ao longo dos últimos anos, acumulou-se alguns impostos, tanto estadual, quanto federal. Tivemos também a certidão municipal, que conseguimos tirar no fim da tarde de ontem. Mas a gente não tinha conseguido a estadual e também a federal. Eu creio que, nos próximos dias e semanas, a gente já vai ter essas certidões em mãos para poder estar habilitado na próxima publicação do edital.
Vícios no edital do transporte
O gerente operacional comentou ainda sobre os questionamentos do edital, que, segundo a empresa, contém alguns vícios:
– Também fizemos alguns apontamentos de vícios que se encontram dentro do edital e esperamos que sejam corrigidos para que isso seja bom, tanto pra empresa, quanto pra população friburguense também.
O que diz a prefeitura
Em nota oficial publicada mais cedo, a Prefeitura de Nova Friburgo disse que a licitação foi dada como deserta após 30 minutos em que a equipe de pregões ficou aguardando. Ainda segundo o Executivo, o edital será republicado, com ampla concorrência a nível Brasil. Ainda não há data definida.
Por Marcelo Iezzi