Com o objetivo de acelerar medidas de prevenção, mitigando o impacto das chuvas na Região Serrana do Rio, dois radares meteorológicos devem ser instalados em município historicamente afetados. Os equipamentos possibilitam mais precisão nos alertas de chuva.
Uma equipe técnica do Inea fará vistorias nos próximos dias para identificar o melhor local para a instalação dos equipamentos. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, em reunião virtual com as promotoras do Ministério Público do Rio na última quarta-feira, 13.
A previsão é de que um dos equipamentos seja instalado em Petrópolis, e outro, entre os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, conforme análise técnica. Eles deverão ter a capacidade de monitorar outras cidades da Região Serrana. Ainda durante a reunião foram citadas outras medidas que vem sendo adotadas pela pasta e pelo Inea referentes à prevenção. Há uma busca por formalizar convênios com os estados de São Paulo e Minas para ampliar a área de abrangência do trabalho.
Foto: Radar Meteorológico de Salinas/Inmet – Marcelo Iezzi