O Governo do Rio de Janeiro decretou o fim da epidemia de dengue no estado. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado, é baseada em análises técnicas do Centro de Inteligência em Saúde, da Secretaria de Saúde. Segundo o monitoramento, o número de casos está em queda em todas as regiões fluminenses por mais de quatro semanas consecutivas, atingindo o nível 1 do Plano de Contingência Estadual Contra a Dengue. A epidemia havia sido decretada no Estado do Rio em fevereiro, mês em que foram registrados mais de 91 mil casos prováveis da doença e também com maior número em uma só semana.
Últimos dados
Entre 18 e 24 de fevereiro, o estado registrou 27 mil. No mês de março, foram notificados 85 mil casos, número que caiu para 42 mil em abril. Em maio, a queda foi ainda mais acentuada, 18 mil registros, número é 57% menor que o mês anterior. Na última semana epidemiológica avaliada pelos técnicos da secretaria, equivalente ao período entre 26 de maio e 1º de junho, foram registrados 1.467 casos prováveis de dengue. Desde janeiro deste ano até 10 de junho, foram registrados 268.947 mil casos e 178 óbitos pela doença.
Atualizações diárias
A secretaria manteve atualização diária de dados sobre a dengue no Painel Monitora e, quinzenalmente, divulga o Boletim Panorama da Dengue. Dois mil profissionais de saúde foram treinados para acelerar o diagnóstico e tratamento. O Estado também coordenou a implantação de centros de hidratação em 44 municípios que solicitaram apoio. O Governo destinou ainda 160 leitos de nove unidades de referência da rede para tratar a doença, e lançou uma ferramenta online para auxiliar no diagnóstico e tratamento.