Estado realiza vacinação de bloqueio para evitar avanço do sarampo

A Secretaria de Estado de Saúde do, em parceria com o Ministério da Saúde, reforça a imunização contra o sarampo da população da capital fluminense e de municípios prioritários, buscando evitar que a doença também se espalhe pelo interior.

A estratégia de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira (7).

Os municípios prioritários são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e São Gonçalo. O objetivo é promover o bloqueio contra a volta da doença.

O público-alvo é a população de 6 meses a 59 anos, mas haverá ações específicas voltadas a diversos segmentos, como crianças e jovens.

Até o momento, dois casos esporádicos foram registrados em São João de Meriti. A estratégia de vacinação será realizada em três etapas.

A primeira deve vacinar alunos e trabalhadores da educação; serviços de saúde, profissionais de rotina e todos os trabalhadores da saúde; da rede de turismo, seja de hoteis, moteis, guia de turismo, trabalhadores da praia; trabalhadores de transporte individual e coletivo; forças de segurança e pessoas em situação de rua.

A etapa dois deve ser realizada no fim de abril e envolverá universidades, escolas de ensino técnico e trabalhadores da saúde.

Já a terceira etapa ocorrerá até a segunda semana de maio e prioriza pontos volantes de vacinação, locais públicos e de grande movimentação, estações e terminais (passageiros e trabalhadores); áreas comerciais e praças públicas.

Grupo WhatsApp

A Nossa emissora

Facebook