Estado do Rio encerrou 2023 com números positivos para a segurança pública

Os crimes contra a vida ou letalidade violenta alcançaram quedas históricas no ano, com o menor número de mortes desde o início da série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP), em 1991. O indicador, que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção por agente do Estado, registrou uma redução de 5% entre janeiro a dezembro de 2023, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Também é destaque a queda significativa das mortes por intervenção de agente do Estado nesse período – foram 461 mortes a menos, ou uma diminuição de 35% em relação ao ano anterior. A produtividade policial das forças de segurança estaduais também conquistou resultados positivos no ano passado. O número de fuzis retirados das mãos de criminosos aumentou 28%, alcançando a impressionante marca de 610 armas de longo alcance recolhidas, o maior número dos últimos 16 anos.

No mesmo período, 6.281 armas de fogo foram apreendidas no estado do Rio de Janeiro, cerca de 16 por dia. Além disso, as polícias Civil e Militar realizaram 36.952 prisões em flagrante no ano e recuperaram, no mesmo período, 14.675 veículos roubados.

Grupo WhatsApp

A Nossa emissora

Facebook