A nível nacional, o Brasil reverteu tendência de queda nas coberturas vacinais e oito imunizantes do calendário infantil registraram alta em 2023, segundo balanço apresentado pelo Ministério da Saúde. O Rio de Janeiro aumentou a cobertura da vacina contra hepatite A, com números que saltaram de 56,5%, em 2023, para 67,8% em 2022, o que representa um aumento de 11,3%.
DTP
Também houve crescimento nas aplicações da 1ª dose da DTP (difteria, tétano e coqueluche), que, em 2023, registraram um percentual de 57,8%, com crescimento de 10,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior, cujos índices ficaram em 47,2%. A nível nacional, oito vacinas recomendadas do calendário infantil apresentaram aumento nas coberturas vacinais.
Vacinação de crianças
Para as crianças com um ano de idade, os imunizantes contra hepatite A, poliomielite, pneumocócica, meningocócica, DTP e tríplice viral 1ª dose e 2ª dose registraram crescimento. Também houve aumento na cobertura da vacina contra a febre amarela, indicada aos nove meses de idade.