Em meio a todas as dificuldades que se apresentam em 2024, o Friburguense já tem um planejamento montado e trabalha para reerguer o futebol. O projeto passa pelas categorias de base, mais tempo de preparação para o plantel profissional e o envolvimento maior dos empresários de Nova Friburgo. De contrato renovado, o gerente de futebol do clube, Siqueirinha, montou um calendário detalhado para aplicar as ideias na prática, e assim alcançar os objetivos. O principal deles é recolocar o Tricolor na segunda divisão do futebol do Rio.
Treinos
Algumas categorias já estão treinando e os testes de campo para todas elas terão início logo após o Carnaval. Do sub 10 ao sub 14, as atividades irão acontecer no Eduardo Guinle (no final de fevereiro), captando talentos de toda a região. Além de serem avaliados pelo Friburguense, os jovens terão também a oportunidade de aproveitamento no Flamengo, em parceria que irá acontecer ao longo de 2024.
Nova camisa
Também após o Carnaval, muito provavelmente, a direção de futebol planeja lançar uma nova camisa, contando com o envolvimento de vários empresários do município. O projeto é visto como inovador pelos dirigentes, capaz de criar um novo produto e aproximar empresas diversas. A principal meta de todo esse processo é desenvolver um trabalho para retornar à Série A2 em 2025 (alcançando o acesso nesta temporada). A competição acontece entre setembro e novembro, mas a ideia é iniciar o período de treinamentos no mês de maio.
Expectativas para o ano
A direção de futebol do Friburguense avalia que, com mais tempo de preparação e a possibilidade de não utilizar apenas os garotos, a equipe poderá obter êxito. Tudo estruturado dentro da proposta e do maior envolvimento do empresariado local.
Por Vinicius Gastin