Dezembro Vermelho: população brasileira conta com testes e medicamentos gratuitos contra o HIV; conheça os tratamentos

O mês de dezembro é marcado pela conscientização do HIV-Aids. Esta infecção sexualmente transmissível convive com mais de 1000 friburguenses e mais de 770 mil brasileiros. Mas, para além da convivência com o HIV, os cuidados também passam pelo coquetel de medicamentos. Hoje em dia, tomando as doses adequeadas, a pessoa pode ter até mesmo o vírus adormecido, tornando o paciente indetectável.

Profilaxia Pré-Expsoição (PrEP)

Além do coquetel, o Sistema Único de Saúde do Brasil oferece um medicamento chamado Profilaxia Pré Exposição, também conhecido como PrEP. Este tratamento é voltado para a prevenção do HIV/Aids. Se o paciente mantém relações sexuais frequentes, além da camisinha, é possível e indicado o uso do PREP. Ele irá blindar o corpo da presença do vírus, mesmo uque tenha contato. Há uma triagem para o uso do medicamento, que é o próprio teste de HIV. Em uma UBS de referência da sua cidade, você pode solicitar o uso do PREP. Em Nova Friburgo, a unidade é a do Silvio Henrique Braune, no Suspiro. Após a triagem e os testes, você sai do posto com os medicamentos e a cada meses, precisa retornar para pegar uma nova remessa e refazer os exames. Tudo isso, inteiramente gratuito.

Profilaxia Pós-Expsoição (PEP)

Para completar o esquema de cuidados e prevenção contra o HIV, também existe e é disponibilizado pelo SUS, a Profilaxia Pós Exposição, a PEP. Se o paciente teve alguma relação indesejada e se sentiu inseguro, ele deve procurar uma UBS, em até 72h, para começar a tomar o coquetel antirretroviral, que irá combater o vírus no corpo. Se feito dentro do prazo, é possível que a pessoa não tenha o vírus HIV.

Neste mês de dezembro, é importante espalhar informações que prezem pela saúde dos portadores e não portadores. Deixe o seu preconceito de lado e espalhe a informação! 

Por Marcelo Iezzi

Grupo WhatsApp

A Nossa emissora

Facebook