Detran.RJ amplia emissão da CIN para pessoas de até 50 anos

A partir desta segunda-feira, 3, cidadãos com até 50 anos de idade poderão solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional. O Detran está expandindo a emissão do documento, que utiliza o CPF como único número de identificação e é válido em todo o território nacional. O objetivo é prevenir fraudes e proporcionar maior segurança aos usuários. Para solicitar o novo documento, é necessário apresentar a certidão original de nascimento ou de casamento e o CPF.

Requisitos

Caso o cidadão ainda não tenha o CPF, ele pode fazer a inscrição pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil. Sem o CPF, o cidadão recebe o modelo antigo de RG. A primeira via da CIN é gratuita. Então, não há necessidade de pagamento de taxas ou do Duda. A nova identidade conta com um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e identificar se ele foi furtado, clonado ou extraviado. O documento também tem um código internacional, o MRZ.

Balanço de emissões

Desde a implementação do novo documento em janeiro do ano passado, a Diretoria de Identificação Civil do Detran.RJ já emitiu 569.299 Carteiras de Identidade Nacional. A introdução do documento está sendo realizada em etapas. Desde agosto do ano passado, a Carteira também está disponível em formato digital através do aplicativo Gov.br, do governo federal.

Grupo WhatsApp

A Nossa emissora

Facebook