Dengue no RJ: doença alcança o patamar de estabilidade

O boletim Panorama da Dengue, atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio, mostra estabilização do cenário epidemiológico, com o estado no nível 2 do plano de contingência do órgão pela segunda semana consecutiva. O nível 2 indica que o número de casos prováveis está entre cinco e dez vezes acima do limite máximo esperado para esta época do ano.

Serra e Norte em alerta

Apesar do cenário de estabilidade, as regiões Norte Fluminense e Serrana ainda preocupam e estão no nível 3, quando o número de casos prováveis está dez vezes ou mais acima do limite máximo. Além disso, nessas regiões, houve aumento da taxa de ocupação dos leitos clínicos estaduais e a tendência de crescimento se mantém. De acordo com o boletim, o número de novos casos prováveis de dengue caiu quase 40% no estado, passando de 15.761 de 17 a 23 de março para 9.508 entre 31 de março a 6 de abril).

Dados pelo RJ

A Secretaria também prorrogou por mais 30 dias a atuação do Comitê de Emergência em Saúde específico da dengue, que reúne técnicos de vários setores da saúde estadual e também da Fundação Saúde. O boletim revela que os atendimentos de casos suspeitos nas UPAs estaduais caíram 20%. O número de solicitações de leitos para pacientes com diagnóstico inicial caiu nas quatro últimas semanas observadas. A faixa etária de 10 a 15 anos manteve o cenário de diminuição de solicitações por leitos.

Nova Friburgo

De acordo com a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, através de boletim atualizado no último dia 24 de abril, Nova Friburgo se aproxima das 3 mil notificações de dengue. São 2.998, sendo 1.284 casos positivos e 1.709 negativos. O município totaliza cinco óbitos confirmados em decorrência da doença. Outras três mortes seguem em investigação pela Comissão de Investigação de Óbito da Secretaria de Estado de Saúde.

Em caso de suspeita, a orientação é procurar uma unidade de saúde mais próxima e não se automedicar.

Grupo WhatsApp

A Nossa emissora

Facebook