A chegada da estação mais quente do ano traz a preocupação de chuvas fortes e suas consequências. Após um tempo paralisados, os avisos por SMS, emitidos pela Defesa Civil, voltaram a ser disparados com regularidade em Nova Friburgo. O Repórter Friburguense, em contato com a Prefeitura, questionou sé há algum Plano de Contingência para enfrentar possíveis transtornos neste período.
Plano de Contingência
O projeto de prevenção foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do município, no último dia 12. A proposta estabelece protocolos e procedimentos a serem adotados pelos envolvidos diretamente na gestão e no gerenciamento dos riscos e desastres relacionados a Barragem/Reservatório ETA Debossan, em especial aos eventos naturais de grande impacto, relacionados aos processos hidrológicos e meteorológicos.
Limpa Rio
Além disso, Nova Friburgo também foi contemplada com o Programa Limpa Rio do Governo do Estado, incluindo dragagem e desassoreamento do Rio Bengalas. O trabalho é executado no trecho entre Conselheiro Paulino e Duas Pedras, que é a parte mais crítica do Rio Bengalas. A ação tem como objetivo evitar o transbordamento do rio durante as fortes chuvas, especialmente no período de verão que se aproxima.
Chuva de Natal
Se, em Nova Friburgo, a chuva de ontem não trouxe consequências, pela região, houve alguns transtornos. Um vídeo de um morador do bairro Dois Vales, em Cordeiro, mostra o momento de um deslizamento de terra na Rua Benjamin Constant, às margens da rodovia RJ-160, no início da noite desta segunda-feira, 25, durante chuva na cidade. Também houve registro de enxurrada na Rua Honório Pacheco, no Centro de Cantagalo. O problema é recorrente, mas havia melhorado após obras no local.
Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil pelo número 199.