Já está sendo possível emitir as guias do IPTU de 2025 pelo site da Prefeitura de Nova Friburgo. É preciso informar os dados e também o número do Cadastro Imobiliário, além de selecionar a forma de pagamento, se à vista ou parcelado.
No calendário fiscal deste ano está previsto o reajuste médio de 4,7%. O tributo terá vencimentos todo dia 10 de cada mês. Quem estiver em dia e optar pela quitação este ano em cota única, até 10 de março, terá 10% de desconto.
O contribuinte que estiver em débito, mas quitar o tributo de 2025 em cota única terá desconto de apenas 2%. Para quem optar pelo pagamento parcelado terá o vencimento da primeira cota também em 10 de março. O município tem mais de 90 mil inscrições de imóveis no IPTU.
Junto com o IPTU, os contribuintes friburguenses pagarão, no mesmo boleto, a Taxa de Coleta de Lixo Domiciliar.
A partir deste ano, ela passa a ser cobrada também dos imóveis rurais com vencimentos de abril a dezembro, também em todo dia 10, de abril a dezembro, e pagamento em guia individual. Quem optar pela quitação em cota única também terá 10% de desconto.
A emissão das guias para o pagamento do IPTU 2025 devem ser geradas pela internet no site da prefeitura, a partir deste mês.
Os contribuintes que tiverem dificuldades para gerar as guias online podem retirá-las presencialmente na Secretaria de Finanças, na prefeitura.
Além do IPTU, também será disponibilizado para impressão a partir do mês que vem para impressão no site da prefeitura as guias de pagamento do Foro para os proprietários de imóveis em quase 20 bairros onde é cobrado esse imposto.
Foto: João Luccas Oliveira