Butantan solicita à Anvisa aprovação de vacina contra a dengue

O Instituto Butantan deu um passo decisivo nesta semana ao concluir o pedido de registro de sua vacina contra a dengue, a Butantan-DV, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com a entrega do último conjunto de documentos, o instituto finalizou a submissão de informações necessárias, organizada em três etapas. Caso aprovada, a Butantan-DV será a primeira vacina do mundo a oferecer proteção contra a dengue com apenas uma dose.

O processo de submissão contínua, utilizado para o registro, permitiu o envio gradual dos dados à medida que eram gerados, o que pode acelerar a avaliação do imunizante pela Anvisa. A Butantan-DV é uma vacina tetravalente de dose única, desenvolvida para proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Os ensaios clínicos foram concluídos em junho deste ano, após o acompanhamento de cinco anos do último participante do estudo.

Os resultados da fase 3 do estudo clínico, publicados recentemente em uma revista científica, apontaram uma eficácia geral de 79% na prevenção de casos sintomáticos da doença. Além disso, a vacina demonstrou 89% de proteção contra formas graves da dengue e aquelas com sinais de alarme, com segurança e eficácia mantidas por até cinco anos.

O avanço representa uma importante conquista na luta contra a dengue, que continua sendo uma das principais preocupações de saúde pública no Brasil e em diversas regiões do mundo.

Grupo WhatsApp

A Nossa emissora

Facebook