Topografia de Nova Friburgo pode ter ajudado a cidade a ‘fugir’ do grande temporal do fim de semana

O Repórter Friburguense, em apuração e pesquisa com a meteorologista Juliana Hermsdorff, da agência de hidrologia e meteorologia Squitter, procurou saber o porque Nova Friburgo não foi atingida pelo grande acumulado de chuva que atingiu Teresópolis e Petrópolis no fim de semana, mesmo com muitos alertas.

Montanhas

Além de ser a cidade com área urbana mais alta da região serrana do Rio, Nova Friburgo também possui um cinturão de montanhas ao seu redor, sendo um dos principais: o Pico da Caledônia. Mas afinal, o que esse bloco rochoso tem a ver com a chuva? Com a frente fria que, cada vez mais, avançava por todas as regiões do Rio, inclusive em cidades tão próximas, o jornalismo da Nova Friburgo FM buscou por informações da topografia de Friburgo, ou seja, sua altura, montanhas e relevos.

O que dizem os especialistas? 

Em conversa com a meteorologista, estudamos que a chuva pode ter ficado retida na zona rural, onde diversos prejuízos foram contabilizados, assim como na região de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu. Mas, ao tentar avançar para a região urbana de Nova Friburgo, a chuva pode ter perdido força por encontrar o imponente Pico da Caledônia.

Em termos técnicos, há uma possibilidade de uma orografia, que nada mais é que a nuvem carregada de chuva que acompanha a subida de uma montanha, mas não consegue passar por ela para atingir outras localidades. E isso pode ter acontecido com o Caledônia e protegido o centro urbano de Nova Friburgo. A meteorolgista Juliana Hermsdorff explica o porque essas chuvas foram tão fortes em algumas localidades.

Essa frente fria que passamos foi clásicca. Mas a questão é que tivemos uma entrada de umidade bem intensa do oceano pro continente. Então, a gente teve uma grande quantidade de umidade na atmosfera e isso favorece essas chuvas mais intensas. Tem que haver um estudo bem aprofundado para saber ao certo o que aconteceu. Mas, no geral, a gente tem essas áreas mais rurais com mais umidade por conta da vegetação.

Por que chove tanto na serra durante o verão?

Perguntamos ainda o porquê Nova Friburgo e a região serrana do Rio chove tanto nessa época do ano, principalmente entre os meses de dezembro e janeiro. O segredo está na umidade da nossa área.

Cada região tem sua peculiaridade. No caso da região serrana, que tem relevos mais elevados, a gente tem a formação de nuvens de chuva e tempestades mais intensas, principalmente quando temos um grande evento meteorológico. Já no litoral, a gente tem influência de outros fenômenos, como o transporte de umidade do oceano pro continente em altitudes mais baixas. Então, a gente tem algumas diferenças entre as regiões litorâneas e regiões serranas. Cada lugar, alguns eventos meteorológicos. E tem algumas épocas do ano que esses fenômenos acontecem. Então, isso pode variar bastante. Mas, a região serrana, a gente tem o grande impacto desses chuvas mais intensas por conta da umidade e desse levantamento de ar mais intenso nessas áreas. 

Foto e matéria: Marcelo Iezzi

Grupo WhatsApp

A Nossa emissora

Facebook