O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) atualizou o mapa da seca no Brasil. Os dados apontam que mais de 2 mil cidades estão sem chuva por um longo período. Em Nova Friburgo e em todo o Estado do Rio de Janeiro, a situação não é diferente.
Seca em Nova Friburgo
Segundo o mapa (imagem), Nova Friburgo passa por uma seca severa, que variou entre fraca, moderada e severa desde julho de 2023. Em junho deste ano, a cidade passou para o alto patamar da seca, que não era observado desde fevereiro.
Agro na seca
A estiagem também impacta diretamente na produção agrícola. Segundo o CEMADEN, Nova Friburgo, Itaboraí, Casimiro de Abreu e Silva Jardim são as cidades com mais áreas afetadas no RJ. As áreas danificadas pela seca variam entre 60% e 80% do território agro de Nova Friburgo. Em outras cidades, esse quantitativo já ultrapassa os 80%.
Bom Jardim na rota da seca extrema
Os impactos também atingem a cidade vizinha de Bom Jardim . Segundo o mapa do CEMADEN, o município passou do nível “normal” em janeiro de 2024 para a “seca extrema” no mês passado.
Falta de chuva e baixa umidade
Todos os indicativos de estiagem estão ligados a baixa quantidade de chuva. Nos meses de inverno, o frio faz com que as umidades oscilem com o calor durante o dia e o frio durante a noite. As queimadas também tem um papel na seca.
Matéria: Marcelo Iezzi