A instalação desses equipamentos para envios de alertas de chuvas e tempestades aos municípios das regiões Serrana e Sul fluminenses foi confirmada em reunião entre o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
A novidade deve permitir alertas mais precisos de chuvas fortes em Nova Friburgo e outros cerca de 40 municípios. O equipamento deve ser instalado sob orientações técnicas do Inea, sendo necessário para isso, a formalização de um termo de cooperação entre o Governo do Estado e a prefeitura.
O termo de compromisso firmado com o MPRJ, estabelece que o Inea adotará todas as medidas para realizar a licitação para aquisição de dois radares. Um deles atenderá as regiões hidrográficas da Bacia do Rio Piabanha (Petrópolis, Teresópolis e municípios vizinhos) e Bacia do Rio Dois Rios (Nova Friburgo, Bom Jardim e outros municípios).// O segundo equipamento será instalado na Região Sul. Os radares serão adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Controle Ambiental (Fecam).
O Inea deve definir até o fim deste mês, as alternativas de locais para instalação do equipamento que atenderá as regiões.