O óbito da menina de um ano e dez meses, em Nova Friburgo, por meningite, foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio. A certidão de óbito que a família possui aponta meningite meningocócica como uma das causas. No último dia 16, a Prefeitura de Nova Friburgo havia anunciado que investigava a morte de uma criança por suspeita de meningite.
O que diz a Saúde?
Em nota ao Portal Multiplix, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio confirmou o caso de morte por meningite em Nova Friburgo. A confirmação foi feita por exames clínicos, após um primeiro exame em laboratório não ter identificado a presença da bactéria no corpo da vítima, uma criança de um ano. O caso foi tratado como suspeito, pois a investigação oficial, que compete ao Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen), é revisada.
A nota afirma ainda que a Secretaria de Saúde adotou todas as medidas estabelecidas em protocolos do Ministério da Saúde para prevenção, com a profilaxia em quem manteve contato direto com a criança, que foi conduzida por uma pediatra, atendendo e prescrevendo conforme o Guia de Vigilância em Saúde e orientação do Setor de Meningites do Estado. A pasta também afirma que o médico que fez o primeiro atendimento à criança no Raul Sertã foi afastado.