Com lei sancionada, Nova Friburgo se torna, oficialmente, a Capital Nacional da Moda Íntima. O título foi conferido através da aprovação de uma lei, sancionada esta semana pelo presidente Lula. A Lei 14.883, datada de 2024, foi publicada na última quarta, 12, no Diário Oficial da União, sem vetos, e já está em vigor.
A medida derivou de um projeto de lei, que tramitou na Câmara dos Deputados e foi relatado pelo senador Carlos Portinho na Comissão de Educação, que deliberou sobre o assunto de forma definitiva. No parecer, Portinho destacou que o conglomerado de moda de Nova Friburgo representa um dos principais pilares econômicos da cidade e é responsável por uma parcela significativa da produção estadual e nacional de roupas íntimas.
O município possui uma grande concentração de empresas no setor de vestuário íntimo. Em 2017, estatísticas da Associação Brasileira da Indústria Têxtil indicavam que a cidade fabricava aproximadamente 114 milhões de peças anualmente. Segundo dados do Sindvest, cerca de 160 estabelecimentos especializados em lingerie, moda esportiva, beachwear e sleepwear proporcionam cerca de 20 mil oportunidades de trabalho, entre empregos diretos e indiretos, estimando-se em 10 mil cada.