A cidade de Nova Friburgo é a segunda cidade do Estado com mais crimes registrados contra a fauna e a flora. No ano passado, foram registrados 656 crimes do tipo, cerca de dois por dia. Este número representa uma redução de 17,2%, em relação ao mesmo período de 2022. A maior parte dos delitos aconteceu na capital (146), seguido por Nova Friburgo, com 29 registros, e Nova Iguaçu (28).
Nova plataforma
Para tentar melhorar esses números, o Governo do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Segurança Pública (ISP), lançou o ISPAmbiente, painel interativo que disponibiliza dados sobre os crimes que causam danos aos recursos naturais. A nova plataforma destaca as 13 maiores infrações cometidas no estado.
Crimes em redução
Outros dados disponíveis na plataforma mostram também que o estado apresentou reduções expressivas em diversos crimes no ano passado, quando comparados com 2022, como: maus-tratos contra animais (-44%); sanções penais e administrativas ao meio ambiente (-27%); estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores (-16%); exploração mineral (-10%); e poluição ambiental (-4,7%).