O Detran.RJ ampliou para usuários de até 40 anos a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, que tem o CPF como único número de identificação para serviços públicos no Brasil. O documento, apelidado de Novo RG, tem o objetivo de evitar a duplicidade de registros e dificultar fraudes. Atualmente, uma pessoa pode tirar um RG diferente em cada estado do Brasil. Com a nova carteira, essa atitude não será mais possível. A CIN possui também elementos gráficos que dificultam a falsificação. O formato digital é obtido através do aplicativo Gov.br, do governo federal, após a emissão da carteira impressa.
Autenticidade
Para verificar a autenticidade do documento, a CIN possui um QR Code, que permite checar se a identidade é autêntica, bem como saber se ela foi furtada, clonada ou extraviada. O novo documento também tem um código internacional utilizado em passaportes, chamado MRZ, que facilita o uso da identidade como documento de viagem, sendo lido em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Assim, é permitida a entrada em países do Mercosul com mais facilidade. Para os demais países, ainda é necessário apresentar passaporte.
Emissão em etapas
A carteira é implementada em etapas no Estado do Rio. Em janeiro de 2023, o documento começou a ser emitido para crianças entre 0 e 11 anos. Em abril, a idade foi ampliada para até os 18 anos. Em novembro, para até os 30 anos e, agora, até os 40. De acordo com o Detran.RJ, já foram emitidas mais de 379.547 novas CINs. Apenas daqui a nove anos, portanto, que os usuários precisarão ter a nova Carteira de Identidade Nacional. Pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento. O documento é emitido em todos os postos de identificação civil. A primeira via é isenta de taxas ou pagamento de Duda.