Saneamento básico: Nova Friburgo é destaque em índices da região serrana do Rio

O IBGE divulgou, na última semana, novos dados do Censo 2022, desta vez com relação a casa dos brasileiros. O recebimento de água canalizada, coleta de esgoto e lixo, além também de moradores que possuem banheiros na residência foram alvos da pesquisa feita no ano retrasado pelo Instituto.

Dados da serra

Com resultados divulgados, o Repórter Friburguense buscou por dados dos maiores municípios da região serrana do Rio, como Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Em quase todas as categorias, a cidade de Nova Friburgo sai na frente, chegando muito próximo de 100% de abrangência dos serviços. Sobre o recebimento de água canalizada, Petrópolis tem 99,44% de moradores que tem esse benefício concedido a população. Já Teresópolis, 99,77%, e na liderança, Nova Friburgo, com 99,82% de cobertura de água canalizada para moradores.

Coleta de esgoto

A coleta de esgoto apresentam os dados mais discrepantes. Enquanto Nova Friburgo lidera com 90,95% de moradores que contam com coleta de esgoto, Petrópolis tem 83% e Teresópolis 78%. Entre os moradores que possuem banheiro em casa, todas ficam na casa dos 99%, mas Friburgo ainda lidera no detalhe, com 99,96%. 

Coleta de lixo

A coleta de lixo também apresenta altos índices, acima de 99%, e apenas Teresópolis tem 98% da população que tem seu lixo recolhido.

Por Marcelo Iezzi

Grupo WhatsApp

A Nossa emissora

Facebook