A Nova Faol é a vencedora da licitação do serviço por 10 anos na cidade, num valor de R$ 650 milhões. Na tarde da última quarta-feira, 31, em contato com a Nova Faol, o Repórter Friburguense apurou que a licitação foi finalizada, e após 5 anos e meio, a Nova Faol tem um contrato de concessão junto ao município. O Gerente Operacional da empresa, Josimar Tardin, falou com a Friburgo FM.
A licitação
O edital do contrato de concessão do Transporte Público de Nova Friburgo foi publicado no fim de 2023 e a licitação marcada para 19 de dezembro, quando nenhuma empresa apareceu. Segundo a Nova Faol e outra empresa sediada em São João de Meriti, que tinha intenção de participar do certame, o contrato tinha alguns vícios e irregularidades. Com a perda de 20 linhas, em média, o novo modelo vai tornar o serviço dividido em setores, como: linhas estruturantes, alimentadoras, locais e temporárias.
O número das linhas pode mudar com base na área em que a linha atua. Além disso, linhas interbairros estão previstas, como Cascatinha x São Geraldo e Jardim dos Reis x Alto de Olaria. Com essas previsões no edital, a Nova Faol apresenteu uma proposta na última semana e foi declarada vencedora da licitação na última quarta-feira, 31 de janeiro.
Nova Faol fala com a Friburgo FM
Após o Repórter Friburguense apurar que a licitação foi finalizada, o Gerente Operacional da empresa, Josimar Tardin, falou com a Friburgo FM.
Sobre os trâmites a serem seguidos, a gente apresentou as tabelas de fluxo de caixa, a proposta comercial e tudo mais. Feito isso, a sessão no dia 23 foi interrompida para o setor técnico/contábil da prefeitura analisar todas essas planilhas. E após essa análise, foi marcada uma nova data, que foi dia 31. Participamos novamente, não tivemos nenhuma pendência com relação aos números apresentados e a Friburgo Auto Ônibus, a Faol, foi declarada vencedora do certame de Transporte Público em Nova Friburgo. Ou seja, com a concessão por mais 10 anos.
5 anos de brigas e medidas judiciais
Até que a novela do transporte chegasse ao fim, foram 5 anos de muitas confusões e que passaram por dois governos: Renato Bravo e Johnny Maycon. Foram TACs, medidas judiciais, licitação com empresa que não cumpriu prazos e deveres. Além disso, brigas pela qualidade do transporte para os passageiros. A Nova Faol, de um lado, alegando o desequilíbrio financeiro pelo aumento de preço de insumos, combustíveis. Do outro lado, o Executivo negando que a empresa estaria com essas dificuldades. Foram muitos acontecimentos judiciais, sociais e administrativos que levaram ao atraso deste momento final da licitação.
Matéria e Foto por: Marcelo Iezzi