Quase 16% da população do Estado do Rio não têm o que comer

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos (a)

O Estado do Rio de Janeiro já possui mais de 2,7 milhões de pessoas passando fome.

De acordo com dados referentes ao 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, mais de 57% da população do estado, de 17,4 milhões de pessoas, passa por algum nível de insegurança alimentar.

A fome quadruplicou no Rio de Janeiro: em 2018, a porcentagem de fluminenses passando por insegurança alimentar grave era de 4,2% da população. Nesta última pesquisa, o número passou para 15,9%.

O levantamento é realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

No dia 8 de junho, o mesmo relatório demonstrou que o Brasil possui mais de 33 milhões de pessoas passando fome. São 14 milhões a mais em comparação com 2020.

Foi aprovado ontem pela Alerj um projeto lei que vai garantir R$ 20 milhões por ano, 2,5% do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM), para fortalecer a agroecologia e o desenvolvimento rural sustentável no Rio.

O deputado Flavio Serafini (PSOL), autor da lei, destacou que o objetivo de fomentar a agricultura familiar e, desta forma, ajudar no combate à fome no Estado.

+ notícias